História

A Associação Social e Cultural de Sobreposta foi criada, por escritura pública, em 27 de Dezembro de 2004. Em pouco tempo, e apesar da histórica pouca propensão dos portugueses para o associativismo, esta associação conquistou a adesão da população local e de muitos naturais residentes noutras partes do país e do estrangeiro. Os seus objetivos fundadores apontam para a intervenção nas áreas social, educativa e cultural.
Com o objectivo de potenciar a sua capacidade de intervenção na área social, a Assembleia Geral da Associação mandatou a direcção para requerer à Direcção-Geral da Segurança Social o seu registo como IPSS. Organizado o processo de acordo com as normas legais em vigor, submeteu-se respectivo requerimento ao Centro Distrital da Solidariedade e Segurança Social de Braga. Em 29 de Agosto de 2008 é publicada no DR, 2ª série, nº 167, a Declaração (extrato) nº 283/2008 da Direcção-Geral da Segurança Social relativa ao registo definitivo desta Associação como instituição particular de solidariedade social (inscrição nº 63/08 de 20/08/2008).
A seriedade, o voluntarismo e a humildade com que esta instituição se apresenta ao serviço da comunidade tem contribuído – pensamos – para merecer a confiança de outras instituições com as quais colaboramos: o município, as autarquias locais, as paróquias, as escolas locais e outras entidades associativas. Nesta ordem se insere o convite da Direnor para membro do Júri que atribui os Galardões e a escolha desta instituição para representar a comunidade local no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Gualtar.
Para além disso, temos em funcionamento uma classe de ginástica feminina, um grupo coral que iniciou as suas atividades em janeiro de 2012, emitimos trimestralmente um Boletim Informativo que leva as notícias das freguesias de Espinho, Pedralva e Sobreposta aos quatro cantos do Mundo e reunimos regularmente com os representantes autárquicos, de forma a colaborarmos em algumas atividades e termos uma perspetiva global da realidade das nossas populações.
Somos uma Associação em permanente movimento, que contribui para o progresso social e cultural desta região do concelho de Braga.